Cafelândia

História
A fundação de Cafelândia coincide com a inauguração da Estação Afonso Pena, da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, a antiga NOB. Seu nome é devido ao grande plantio de café, que fez deste município, um dos maiores produtores mundiais.

Seus primeiros moradores foram: os irmãos José e Jacob Zucchi, Coronel Maurício Gonçalves Moreira, Pedro Theodoro Raposo dos Santos, José de Oliveira Guedes e Coronel Beraldo Arruda.

O café há muito tempos deixou de ser o carro da agricultura cafelandense. No passado predominou a monocultura do café, que na época era um produto de grande aceitação no mercado mundial. Com o correr dos anos, outros países começaram a cultivar a rubiácea e então, começamos a enfrentar a concorrência. Além da concorrência internacional, as terras começaram a ficar gastas, sendo necessária a adubação do solo para produzir e isso fez com que começassem a surgir também várias pragas e doenças, sendo a ferrugem e a broca as piores. A terra já esgotada e os preços dos insumos atingindo cifras exorbitantes, assim como o baixo preço de café, levaram os cafeicultores a abandonarem a cultura.

A economia do município de Cafelândia tem como base a agricultura e a pecuária. Atualmente, com a instalação de uma usina de álcool no município e várias outras na região, o cultivo de cana-de-açúcar vem se destacando fortemente.

Cafelândia ainda conta com um moderno distrito industrial e nele diversas indústrias principalmente de pequeno e médio porte ajudam a sustentar a economia local. Aramefício, industria txtil entre outras levaram o município, segundo dados dos Ministério do Trabalho a gerar um dos maiores índices de emprego durante o ano de 2008. Com o centro comercial totalmente remodelado, o comercio local também vem reagindo de maneira positiva porporcionando aos moradores locais e visitantes oportunidades de bons negócios.

Turismo
Carnaval de Cafelândia
Preponderantemente nas décadas de 50, 60 e 70, e até meados dos anos oitenta, o carnaval cafelandense era data de destaque no calendário turístico do Estado de São Paulo. Blocos, escolas de samba e carros alegóricos saiam às ruas da cidade durante os 04 dias de folia, para diversão dos moradores e milhares de turistas que prestigiavam a festa. A turma do bolinha, brasinha, o ronco do sapo, morro do querozene, baixada das cobras, lancha perfume entre outras dezenas de agremiações protagonizavam o "esquenta" no corso que era organizado pela Prefeitura Municipal. Após a festa nas ruas, os foliões tinham as opções de curtir o restante da noite em 3 clubes: Cafelândia Clube, Kai Kan e Panela de Pressão. Os Bailes atravessavam as noites de sexta, sábado, domingo, segunda e terça feira, além é claro dos matines no domingo e terça feira, e eram marcados pelos concursos de fantasias, em diversas modalidades, blocos, foliões mais animados entre outros ao som de marchinhas, sambas enredos e marchas rancho.

Rodeio em Cafelândia
Cafelândia tem a Festa do Peão de Cafelândia, promovida pela Comissão Organizadora da festa. É realizada geralmente na primeira semana de abril, coincidindo com o aniversario da cidade. São de 4 a 5 dias de um grande espetáculo do mundo de rodeio, além de grandes shows, bailes e apresentações com os melhores artistas da região e do pais.

Cafeartes
Atualmente a maior festa cafelandense,que em 2010 completa trinta anos, a Feira de Artesanato de Cafelândia (CAFEARTES)é promovida pela Prefeitura Municipal de Cafelândia, sempre foi uma grande festa que todos os cafelandenses esperam com muita ansiedade. Atualmente durante os 4 ou 5 dias de festa passam pelo recinto aproximadamente 150 mil pessoas entre locais e turistas. A exposição de artesanato conta com itens que vão desde bordados até móveis em madeira e couro, além do pavilhão de artes plásticas que conta com peças de artistas da região e do país.
Um dos motivos pelo qual o cafelandense se orgulha de sua maior festa, além da excelencia e grandiosidade da mesma, está no palco do recinto. Chitãozinho e Xororó, Roupa Nova, Jorge Aragão, Gian e Giovani, Benito de Paula, Beth Carvalho, Almir Sater, Inimigos da HP entre outros grandes nomes da MPB já se apresentaram na festa, muitos deles mais de uma vez. Outros grandes atrativos oferecidos pela Cafeartes são a praça de alimentação e o parque de diversões, que faz a alegria da criançada. Durante a festa os visitantes também podem assistir apresentações diversas de grupos formados por jovens que participam de projetos sociais locais, fanfarras e grupos teatrais, além de apresntações de grupos musicais da região.

A festa é geralmente realizada no começo de setembro, coincidindo com o Feriado da Independência (7 de Setembro). Maiores informações no site www.cafelandia.sp.gov.br (site oficial do município) na época da festa.

Geografia
Cafelândia chegou a possuir área de 982 km², hoje possui 919,86 km², pois teve territórios alagados pelo lago da Usina Hidrelétrica de Promissão. A Sede do Município está localizada a 416 metros de altitude e distância de 442 km da capital do Estado. O seu solo é do tipo cretáceo superior, grupo Bauru-arenitos, silitos, calcáreos, argilitos, conglomeratos. O clima é quente com inverno seco. A média das máximas é 36°C e a média das mínimas é de 12°C. A média pluviométrica é superior a 1.400 mm anuais.

Demografia
População total: 14.793
Urbana: 12.056
Rural: 2.737
Homens: 7.808
Mulheres: 7.985
Densidade demográfica (hab./km²): 17,17
Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 14,72
Expectativa de vida (anos): 71,84
Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,49
Taxa de alfabetização: 89,09%
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,788
IDH-M Renda: 0,732
IDH-M Longevidade: 0,781
IDH-M Educação: 0,851

Hidrografia
Rio Dourado Rio Tietê Rio Feio

Rodovias
SP-300
SP-333

1 comentários: