Início » , , , » Lobo-guará ferido é resgatado em Cafelândia

Lobo-guará ferido é resgatado em Cafelândia

Pirajui por Unknown em 11 de agosto de 2014 | 22:29:00

Um lobo-guará, maior canídeo sul-americano e um dos animais brasileiros em maior risco de extinção, foi resgatado pela Polícia Militar Ambiental após denúncia anônima, no início da tarde desta segunda-feira (11), em uma estrada vicinal de Cafelândia.

De acordo com os policiais, ele foi encontrado com machucados nas patas em uma vicinal que dá acesso à rodovia Marechal Rondon (SP-300).

O lobo recebeu os primeiros atendimentos médicos da equipe do Zoológico de Bauru, que foi acionada pela Polícia Ambiental, ainda no local.

Segundo a página do Zoo de Bauru no Facebook, ele estava preso em uma armadilha feita com cabo de aço, utilizada para caça de capivaras. O animal é típico do cerrado da região e símbolo do Zoo de Bauru.

Ainda segundo a equipe do zoo, o animal, um macho aparentemente sub-adulto, estava muito magro, com cerca de 20 kg, e apresentava fratura já em resolução em membro torácico direito.

Preso ao cabo de aço pela cintura, ele devia estar naquela situação há pelo menos dois ou três dias, segundo avaliação da equipe do zoo de Bauru.

Muito desidratado, o animal só não morreu porque estava na beira de uma lagoa.

O médico veterinário do Zoológico de Bauru fez a sedação do lobo, que, após ser retirado da armadilha, foi encaminhado pela Polícia Ambiental ao Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Silvestres (Cempas) da Unesp de Botucatu, para uma avaliação mais detalhada.

Assim que estiver recuperado, ele será devolvido ao seu habitat natural.

Fonte: Francisco Brunelli - www.jcnet.com.br

0 comentários:

Postar um comentário