Início » , , » Pirajuiense cantou com Plácido Domingo e Luciano Pavarotti

Pirajuiense cantou com Plácido Domingo e Luciano Pavarotti

Pirajui por Unknown em 29 de julho de 2014 | 03:18:00

Neyde Thomas, nasceu em Pirajuí no dia 27 de fevereiro de 1929 e faleceu em Curitiba no dia 1 de agosto de 2011 foi uma cantora lírica brasileira, considerada uma das principais cantoras líricas soprano do país no século XX1.

Em 1961 Neyde venceu o Concurso Achille Peri, em 1999 recebeu o Troféu Texaco Metropolitan Opera International Radio Network e em 2002 ganhou o Prêmio Carlos Gomes, o “Oscar da Música Erudita”, na categoria Universo da Ópera.

Neyde foi membro estável da Deutsche Oper, cantando em diversos lugares do mundo, como no Liceu de Barcelona, na Ópera de Monte Carlo, no Metropolitan de Nova York, maior palco de apresentações de ópera, na Accademia Nazionale di Santa Cecilia - Roma - uma das instituições musicais mais antigas do mundo, no Teatro Guaíra, entre outros lugares.

Plácido Domingo e Luciano Pavarotti são alguns dos nomes com quem ela dividiu o palco.

Em seus últimos anos de vida, era professora da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, preparadora vocal das óperas do Teatro Guaíra e orientadora vocal da Camerata Antiqua de Curitiba.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.



Biografia de Neyde Thomas é lançada na Oficina de Música
O livro “Neyde Thomas vida e arte” é assinado por um dos mais importantes maestros brasileiros. Júlio Medaglia estudou na Europa e é responsável pela fundação, junto com um grupo de elite de instrumentistas, da Orquestra de Cordas de São Paulo, em 1969. No exterior comandou destacadas orquestras e produziu, na Alemanha, programas de rádio e TV sobre música brasileira. Também é autor de diversas trilhas sonoras para a Rede Globo, além de dirigir a Rádio Roquette Pinto, no Rio de Janeiro. Foi, ainda, diretor do Theatro Municipal de São Paulo e, no final da década de 1990, montou uma orquestra filarmônica de nível internacional em plena floresta amazônica.

A homenageada – Neyde Thomas nasceu em Pirajuí, Estado de São Paulo e estudou canto com Olga Urbany de Ivanov e repertório com o maestro André Vivante. Estreou na Ópera Rigoletto, de Verdi, no Theatro Municipal de São Paulo. Residiu no exterior por vinte anos, desenvolvendo uma carreira artística internacional após vencer o Concurso Internacional Achille Peri, na cidade de Reggio Emilia (Itália).

A cantora apresentou-se nos maiores teatros e salas de concerto do mundo, com destaque para o Metropolitan Opera House (Nova Iorque), Deutsche Opera (Berlim Ocidental e Oriental), Teatro Angelicum (Milão), Palais de Beaux Arts (Bruxelas), Palácio de La Música - Barcelona, Palácio del Congresso (Madri), Theatro Municipal de São Paulo e Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Contracenou com grandes nomes da ópera, como Luciano Pavarotti, Plácido Domingo e Cezare Siepi.

De volta ao Brasil, além da carreira artística dedicou-se ao magistério. Atua como professora de técnica e aperfeiçoamento vocal, comandando cursos em diversas cidades brasileiras e do exterior, sendo que muitos de seus alunos desenvolvem carreira internacional. Ostentando o título de “Cidadã de Curitiba”, Neyde Thomas também conquistou em 2002, na cidade de São Paulo, o importante prêmio musical “Carlos Gomes”, na categoria “Universo da Ópera”.

Neyde Thomas - O Anel de Nibelungen - Richard Wagner
Neyde Thomas em especial de 20 anos de carreira na TV Cultura.
Solista :Neyde Thomas
Regente: Eleazar de Carvalho
Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo

4 comentários:

  1. Poderiam completar a notícia, informando dados sobre sua família? Existem familiares dela na cidade, ainda? Quem são? Estas informações são salutares para que possamos, se for o caso, parabenizá-los.

    ResponderExcluir
  2. concordo com vc acima , pois ai sim caberia uma justa homenagem, tal como nome de uma escola, rua até o futuro disparate o calçadão. mas aqui se homenageam politicos sujos como Padilhas da vida por ex.




    , rua ou algo assim, mas aqui se homenageia membros do mensalão( padilhas da vida).

    ResponderExcluir
  3. Verdade, Estes sangue sugas que são os políticos são lembrados principalmente por aqueles que se usufruem de seus favores. É claro que quem paga a conta dos favores somos nós, contribuintes.

    ResponderExcluir
  4. Esses prefeitos que mal conhecem a região, nem sabem quem é Neyde Thomas uma pirajuiense que se destacou na música.Maravilha!!! Concordo em homenagea-la dando seu nome a um prédio, ou rua, ou escola, etc....

    ResponderExcluir