Início » , , , » Avaí se mobiliza contra penitenciárias no município

Avaí se mobiliza contra penitenciárias no município

Pirajui por Unknown em 20 de fevereiro de 2013 | 07:21:00

Parlamentares e produtores rurais de Avaí estão se mobilizando contra a instalação de unidades prisionais na cidade. Segundo eles, o prefeito teria oferecido área ao governo do Estado para a construção de duas penitenciárias.

O prefeito Celso Roberto de Faveri (PTB) nega e diz que foi procurado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), que estaria avaliando ainda a possibilidade de instalar as unidades em outros quatro municípios.

O movimento contrário às penitenciárias é encabeçado pelo produtor rural Evaldo Rino Ribeiro, vice-presidente da Associação Rural do Centro-Oeste (Arco), diretor-presidente da Associação Paulista de Criadores de Nelore (APCN) e dono de fazenda de criação de gado em Avaí há trinta anos. Além de reunir assinaturas para protocolar na Câmara moção de repúdio à iniciativa, ontem, ele entregou 3.500 panfletos na cidade visando alertar os moradores sobre o fato.

Segundo ele, o prefeito teria oferecido ao Estado duas áreas – dos lados direito e esquerdo da rodovia Marechal Rondon (SP-300) – para instalação das penitenciárias. “Essa é uma região que se tornou produtiva, que hoje produz gado de raça, cana, melancia, eucalipto, e tem a aldeia dos índios vizinha”, conta. “Qual a segurança que esse povo vai ter? Para mim, foi uma irresponsabilidade porque não traz benefícios para a cidade”.

Na opinião de Ribeiro, além da falta de segurança, a vinda de unidades prisionais para Avaí iria sobrecarregar o sistema público de saúde. “Você vê a carência já que tem os prontos-socorros de remédios. Nos dias de visita, esse povo que vem de fora vai usufruir de tudo isso e o povo nosso vai ficar mais carente ainda”, diz. “Outra coisa é a grande desvalorização de mercado porque ninguém quer uma penitenciária como vizinho”.

De acordo com o produtor rural, alguns moradores acreditam que a instalação das duas penitenciárias vai contribuir com geração de empregos e ajudar a impulsionar o comércio local, ideia com a qual ele não concorda. “Nós queremos escolas profissionalizantes, hospitais, coisas boas para o povo, mas não presídios”, pontua. Pelo menos três vereadores já se posicionaram de forma contrária à vinda das unidades prisionais.

Um deles, Danilo Cezar de Freitas Tieppo (PSDB), conta que soube da proposta da prefeitura de oferecer as áreas para a instalação das penitenciárias extraoficialmente, já que o Legislativo não foi consultado sobre o tema. “Não seria bom no quesito segurança. Nós não temos estrutura para comportar tantas penitenciárias”, avalia. Da mesma opinião compartilha seu colega de partido, o vereador Vinícius Neves Iunes (PSDB).

Além de solicitar informações ao Executivo, Tieppo explica que, na próxima sessão da Câmara, agendada para o dia 25, vai propor a realização de plebiscito para que a população seja consultada sobre o assunto. “O plebiscito não tem força de barrar. Ele tem a força de mostrar qual é a vontade da população. Essa a intenção nossa – demonstrar ao prefeito a vontade da população”, anuncia.

O vereador Cícero da Silva (PT) também é contrário à instalação das unidades. “O prefeito fez a promessa de campanha dele de médico 24 horas na cidade, de mini-distrito industrial para tentar trazer empresas. Eu acho que tem que investir em alguma coisa e não trazer bandidagem para a cidade”, ressalta. “Hoje, nem o governo aguenta crime organizado e vai trazer para uma cidade pequena dessas?”.

Prefeito diz que foi procurado pelo Estado
O prefeito de Avaí, Celso Roberto de Faveri (PTB), nega que tenha solicitado instalação de penitenciárias na cidade. “Eu não fiz pedido nenhum”, afirma. “Eles (representantes da Secretaria da Segurança Pública – SSP) ligaram para eu ir lá, eu fui lá conversar e falei que, por mim, eu era contra. Só que aí eles falaram pra mim que não depende nem de prefeito e nem de vereador para vir o presídio. Eu fui contrário”.

Segundo ele, o governo do Estado não confirmou a vinda das unidades para o município e disse que estava analisando a possibilidade de instalar as penitenciárias em outras quatro cidades – além de Avaí, Reginópolis, Duartina, Presidente Alves e Pirajuí. “Se depender de mim, eu não quero. Eu tenho propriedade aqui e creio que não é interessante. Eu acho que a cidade já está perdida na droga. Se vir ainda presídio, vai ficar pior ainda”.

A reportagem telefonou para a assessoria de imprensa da SSP, mas foi informada de que o assunto deveria ser tratado com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). Apesar do contato por telefone e por e-mail, até o fechamento desta edição, a assessoria de imprensa do órgão não havia se pronunciado sobre um eventual projeto do Estado para a instalação de penitenciárias na região.

Fonte: Lilian Grasiela - www.jcnet.com.br

4 comentários:

  1. está certissimo, esse pessoal de Avai não querer Penitenciárias na cidade, pois lá não tem bandidos, só tem bandidos em Bauru,Pirajuí,Balbinos e Reginópolis, em Avaí não prescisa nem de Policia.

    ResponderExcluir
  2. Moradores de Avai,penitenciaria não traz beneficio nenhum pra cidade.Traz só bandido e agentes vagabundo.diga nãoooooooo

    ResponderExcluir
  3. Ao cidadão anônimo do dia 21 de fevereiro as 20:26 hs digo uma coisa:
    Os bandidos estão presos e antes de você falar dos agentes vagabundos te faço uma pergunta:Você por uma acaso trabalha?
    Você não sabe o que é ficar la trabalhando preso junto com eles 12 horas.Não sabe o que é ficar anos e anos fora de casa aguardando uma transferência e tendo que deixar suas familias.Não sabe da pressão psicologica que existe naquele lugar.Não sabe dos riscos que aquele lugar representa.Então te pergunto:Seria então um agente vagabundo uma pessoa que estudou e passou num concurso entre milhares de pessoas?
    Esses agentes estão la porque batalharam por esse emprego e porque quiseram.E se não tivessem eles?Provavelmente o mundo estaria pior,pois os bandidos estariam nas ruas,sendo que não existiriam penitenciárias.Você ja parou para analisar quantos detentos existem no estado de SÃO PAULO?Imagine todos eles soltos...
    Por tudo que falei espero um pouco de respeito de sua parte ao cita-los como vagabundos,pois eles,assim como policiais lutam pela segurança da população.
    Obrigada!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ser um deles(agente),se estive estudo um pouco mais teria uma profissão melhor.
      e outra você não é obrigado a ser agente!!!!!!!!se é dão ruim assim pede a conta.

      Excluir